quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vila Belga: Prefeitura inicia a restauração do calçamento histórico do 1º núcleo habitacional do RS

A recuperação de um dos principais cartões postais de Santa Maria ganha um reforço especial na tarde desta terça-feira (28). Para dar continuidade ao processo de revitalização da Vila Belga, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços (SMI), inicia a partir das 14h a restauração do calçamento do espaço histórico.


De acordo com o titular da pasta, Tubias Calil, a previsão é que em no máximo cinco dias o trabalho esteja concluído. “Contamos com uma equipe grande para fazer esta recuperação. Acreditamos que em quatro ou cinco dias tenhamos o serviço concluído em trechos importantes. Por uma questão histórica não podemos e não queremos colocar o asfalto na Vila Belga para não tirar a beleza daquele local”, frisa.
Além do antigo núcleo habitacional ferroviário, a equipe de calceteiros já realizou a recuperação de três mil metros de paralepípedos no Bairro Tancredo Neves. Após a conclusão do serviço na Vila Belga, a equipe retorna para a região Oeste da cidade para dar continuidade ao trabalho de restauração destas áreas com calçamento irregular, antecipa Calil.
A obra de revitalização da Vila Belga iniciou em abril de 2011. A pavimentação das calçadas foi substituída por pedras de arenito, as casas receberam nova pintura e a iluminação passou a ser subterrânea, com a instalação de 60 novos postes para a iluminação pública. Também serão instalados no início de cada rua totens turísticos com informações históricas e orientação aos visitantes. De acordo com o fiscal da obra, arquiteto Rafael Escobar de Oliveira, 95% do serviço está concluído.
Para o prefeito Cezar Schirmer, a recuperação do centro histórico demonstra a preocupação do Município em investir na qualificação das áreas de lazer da cidade. “Começamos com a revitalização da Avenida Rio Branco, recuperando um importante espaço de convivência da cidade. A Vila Belga está inserida dentro desse contexto, como outro importante espaço histórico de Santa Maria que, pela primeira vez, recebe uma intervenção. Em breve, a população terá estes dois espaços revitalizados, qualificando o cenário do nosso centro histórico”, destaca.
No trabalho de revitalização foram investidos R$675 mil oriundos do Ministério do Turismo e contrapartida do Município de R$ 313.312,60. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Escritório da Cidade (EC) e a obra é realizada pela FZ Construções. A previsão é que a recuperação esteja concluída em meados de março.


História
Projetada pelo engenheiro belga Gustave Vauthier, a vila foi construída no período de 1901 e 1903 para servir de moradia aos funcionários da companhia belga "Compagnie Auxiliare des Chamins de Fer au Brésil", que vieram para construir a ferrovia.
A Vila Belga é considerada patrimônio histórico e cultural do município (lei municipal nº2983/88, de 6 de janeiro de 1988). No Rio Grande do Sul, apenas três cidades foram contempladas com a novidade: Porto Alegre, Santo Antonio da Patrulha e Santa Maria.




Fonte: PMSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário