terça-feira, 14 de junho de 2011

Galeria concluída e ruas patroladas. Tapa buracos e distritos. Secretário conferiu obras no sábado

No final da manhã de sábado (11) o secretário de Município de Infraestrutura e Serviços (SMI), Tubias Calil, fez uma vistoria em algumas das principais obras em andamento nos bairros Dores e Camobi. Entre as principais ações, Tubias conferiu a conclusão da recomposição de uma tubulação no entroncamento das Ruas Motorista Mariano e Alameda Montevideo, próximo ao Fórum, onde foi instalada uma galeria com dois metros de diâmetro.

Funcionários da empresa Terra Vale, responsável pela empreitada, concluíram a construção das escadarias que dão acesso a via que em breve estará aberta à circulação de veículos. A última etapa da obra será executada pela SMI, que compreende a colocação da base asfáltica. “Essa obra é uma das prioridades da Administração Municipal”, acentua o secretário.
Histórico - A tubulação pluvial precária, que causou a deformação na via, foi substituída por bases de concreto e efetuada a instalação de alas, escala hidráulica e rachão. Também foi efetuada a colocação de caixas coletoras que auxiliam na drenagem pluvial, o que resolveu em definitivo o problema de deformação da rua. Os reparos iniciaram no dia 3 de fevereiro com o isolamento da área. O trânsito de veículos no local está interrompido desde o dia 7 de janeiro. A contratação para o serviço foi emergencial.

Projeto prevê substituição de 220 metros de rede de esgoto pluvial

Tubias também conferiu a situação do asfalto que corre no lado esquerdo da Rua motorista Mariano, sentido Avenida Dores/Alameda Montevideo, que está cedendo devido a decomposição da rede de esgoto pluvial em toda a sua extensão. De acordo com o secretário, a SMI iniciará, em breve, a substituição de cerca de 220 metros de tubulação da referida via. “Já pedimos a paciência dos moradores das Rua motorista Mariano, pois esse deve ser um serviço a ser executado num prazo de aproximadamente 30 dias”, explicou o secretário, que conversou na manhã de sábado com moradores do entorno sobre a necessidade da obra.

Patrolamento e empedramento de estradas em Camobi

O secretário Tubias Calil também conferiu duas importantes ações de patrolamento e empedramento de vias no Bairro Camobi. A estradas municipais Ângelo Berleze e Primo Berleze recebem a atenção das equipes da SMI. Só na Estrada Municipal Primo Berleze são dois quilômetros que recebem a ação da Prefeitura. “São estradas importantes, que beneficiam produtores rurais, agroindústrias e os próprios moradores da localidade”, explicou o secretário.

Concerto de rede concluída na Avenida Dores

A SMI concluiu na manhã de sábado a obra de um vazamento na rede de esgoto na Avenida Dores, próximo à Rua Benjamim Constant. Por se tratar do conserto de tubulação de redes pluvial e cloacal, o serviço foi realizado em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). “Era problema de vazamento de esgoto e de buraco. Esperamos que agora a rotina aqui seja outra”, disse o comerciante Ari Wathier, de 65 anos, que possui um estabelecimento em frente ao local onde ocorreram os reparos.

Em duas frentes: melhorias nas áreas rural e urbana

Durante a semana que passou a SMI intensificou o trabalho em pelo menos quatro regiões da cidade. Na área urbana, os benefícios atenderam o Bairro Parque Pinheiro Machado. A Rua Pedro Luiz da Silva recebeu patrolamento, empedramento e cerca de 20 metros de tubulação para rede de esgoto. Na rua João Lino Preto pelo menos 400 metros de tubulação de rede de esgoto cloacal foram finalizadas. Na Avenida Fernando Ferrari, região central da cidade, funcionários da secretaria efetuaram o conserto de uma tubulação. Também recebeu o serviço o Residencial Lopes, na região Oeste do município.Na área rural, os distritos de Pains, Boca do Monte e Passo do Verde receberam melhorias. Na localidade do Mato Alto, no distrito do Passo do Verde foi realizado patrolamento e empedramento. Na Picada dos Bastos, em Boca do Monte, funcionários reformaram uma ponte com a colocação de trilhos novos e troca de madeiras. Outra ponte que recebeu manutenção foi na Estrada dos Freitas, em Pains.

Cerca de 60 trabalhadores envolvidos nas ações

Para atuar em todas as frentes e em face a demanda que se apresenta à SMI, a pasta de infraestrutura e Serviços conta com equipes de caminhoneiros; patrolamento e empedramento; substituição, conserto e desentupimento de tubulações; tapa buracos; recuperação de vias; e recuperação de ruas de paralelepípedo e de pedra irregular;recuperação de pontes e bueiros, perfazendo um universo de aproximadamente 60 trabalhadores envolvidos.

Operação Tapa Buracos encaminha trabalhos na Presidente Vargas

A Operação Tapa Buracos desencadeada pela divisão de obras da SMI não tem data para terminar os trabalhos seguem concentrados na Avenida Presidente Vargas, onde funcionários da (SMI) trabalham no conserto da via. A ação no local, estima o secretário tubias, deve encerrar nesta segunda-feira (13). Para que a Operação Tapa Buracos pudesse sair do papel foram duas semanas de planejamento. “Mapeamos a situação das principais ruas e chegamos a uma demanda de 23 vias a serem atacadas, neste primeiro momento”, salientou o secretário. Ele lembra que há dois meses as ações foram prejudicadas devido a um acidente na Usina do Asfalto e as fortes chuvas do último mês agravaram o problema. A segunda etapa do cronograma deve ser divulgada em breve. A iniciativa faz parte do programa de melhorias promovido pela secretaria e que beneficia as ruas da cidade.

Confira, abaixo, o cronograma estabelecido pela SMI dentro da primeira etapa da Operação Tapa Buracos.


Etapa 1

1º- Presidente Vargas;

2º- Tuiuti;

3º- Serafim Valandro;

4º- Duque de Caxias;

5º- Conde de Porto Alegre;

6º- Barão do Triunfo;

7º- Visconde de Pelotas;

8º- Appel;

9º- Borges de Medeiros;

10º- Av. Liberdade;

11º- Professor Braga;

12º- Acampamento;

13º- Rio Branco;

14º- André Marques;

15º- Riachuelo;

16º- Benjamin Constante;

17º- Pantaleão;

18º- Comissário Justo;

19º- General Netto;

20º- Caldas Junior;

21º- Justino Couto;

22º- Carlos Gomes;

23º- Visconde de Mauá.

Recuperação de 207 quilômetros de estradas e pontes do interior

Para dar continuidade ao Programa Ação Distrital, promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços (SMI) e que visa efetuar melhorias estruturais na região rural de Santa Maria, a Prefeitura abriu um edital de licitação para a contratação de uma empresa que realizará a recuperação de estradas, pontes e bueiros e o desassoreamento de valas e sangas nos distritos do município. Os investimentos previstos para as empreitadas somam mais de R$ 1,59 milhão.
Dividido em quatro etapas, edital prevê a revitalização de 207,8 quilômetros de 13 estradas de diferentes distritos, a recuperação de cinco pontes e 26 bueiros e a remoção de acúmulos de entulhos de mais de 4,2 quilômetros dos leitos de nove valas e sangas. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, os recursos captados pelo Executivo junto ao Ministério da Integração Nacional irão sanar os principais problemas da região rural.

Tubias ressalta que o Executivo está atento às questões relacionadas à infraestrutura distrital e lembra a necessidade de investimentos no interior de Santa Maria. “Todos os distritos merecem uma atenção especial, portanto sabemos da grande importância deste investimento. Não tenho nenhuma dúvida que vamos deixar a região rural nas melhores condições possíveis, tanto para os moradores como para os turistas”, salienta.
Os envelopes da concorrência devem ser abertos no dia 21 deste mês, na sala da Superintendência de Compras e Licitação, no segundo andar do Centro Administrativo, às 10h.

Confira, abaixo, as melhorias previstas.

Recuperação de 207,8 km de estradas:

- Estrada do Arroio Lobato: 9,8 km;

- Estrada de Três Barras: 12,3 km;

- Estrada Nossa Senhora da Saúde: 6,3 km;

- Estrada Estância Velha: 33 km;

- Estrada do Caranguejo: 20,6 km;

- Estrada Januário Chagas: 41,3 km;

- Estrada da Ramada: 13 km;

- Estrada Corredor das Tronqueiras: 9 km;

- Estrada dos Vieros: 17,7 km;

- Estrada Linha Sete: 8 km;

- Estrada Corredor de Restinga: 6 km;

- Estrada Municipal Pedro Fernandes: 18,8 km.


Recuperação/reconstrução de pontes

- Ponte Arroio Invernadinha: desassoreamento de ponte de madeira com pista de rolamento de 4,5 m de largura, vão total de 19,3 m e altura útil de 5,1 m;

- Ponte Arroio Molha Bunda: construção de ponte em concreto com pista de rolamento de 5,00 m de largura, vão total de 6 m e altura útil de 2,6 m, classe 36t DNER;

- Ponte Rio Arroio Grande - Vila Fighera: construção de ponte em concreto com pista de rolamento de 5 m, vão total de 12 m e altura útil de 4,9 m, classe 36t DNER;

- Ponte da Sanga da Favotita - Santa Flora: construção de ponte em concreto com pista de rolamento de 5,00 m, vão total de 10 m e altura útil de 4,2 m, classe 36t DNER ;

- Ponte Arroio Lobatto - Arroio Canudos: construção de ponte em concreto com pista de rolamento de 6 m de largura, vão total de 1,1 km e altura útil de 3,7 m, classe 36t DNER.

Recuperação de 26 bueiros

- Estrada Municipal do Arroio Lobato: 4 unidades;

- Estrada Municipal de Três Barras: 3 unidades;

- Estrada Municipal Estância Velha: 3 unidades;

- Estrada Municipal do Carangueijo: 1 unidade;

- Estrada Municipal Januário Chagas: 3 unidades;

- Estrada Municipal da Ramada: 2 unidades;

- Estrada Municipal Passo da Capivara: 2 unidades;

- Estrada Municipal Corredor dos Tronqueiras: 3 unidades;

- Estrada Municipal Linha Sete: 2 unidades;

- Estrada Municipal Pedro Fernandes: 3 unidades.

Desassoreamento de valas e sangas

- Estrada Arroio Lobatto: desassoreamento de 500 m de valetas;

- Estrada de Três Barras: desassoreamento de 450 m de valetas;

- Estrada Estância Velha: desassoreamento de 600 m de valetas;

- Estrada Januário Chagas: desassoreamento de 600 m de valetas;

- Estrada Pedro Fernandes: desassoreamento de 400 m de valetas;

- Estrada do Carangueijo: desassoreamento de 350 m de valetas;

- Estrada Nossa Senhora da Saúde: desassoreamento de 200 m de valetas;

- Sanga Arroio Cancela: desassoreamento de 650 m de sanga e valetas;

- Sanga Arroio: desassoreamento de 500 m de sanga e valetas.



Fonte: PMSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário