terça-feira, 14 de junho de 2011

Departamento Nacional de Proteção Mineral autoriza instalação de quatro pedreiras no município

Mais um importante passo para reduzir custos e qualificar o reparo nas estradas das áreas urbana e rural de Santa Maria foi dado pelo Executivo na manhã desta terça-feira (14). Os secretários de Município de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, e de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, assinaram o termo de liberação para extração de pedras em quatro distritos do município – Santo Antão, Arroio Grande, Palma e Arroio do Só. Os locais para a extração serão arrendados pela administração municipal pelo período de três anos.
Em fevereiro deste ano, três engenheiros ambientais da empresa Biótique, de Lajeado, realizaram o levantamento técnico das áreas. Os técnicos mediram as curvas de níveis e também coletaram mostras do solo dos locais. Com base nos dados, foi elaborado um projeto e enviado ao Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), que autorizou instalação das pedreiras.
De acordo com o titular da pasta, Tubias Calil, os locais servirão para abastecer a demanda de melhorias nas ruas de toda a cidade. “A iniciativa representa mais rapidez e economia aos cofres públicos”, esclarece. A exploração das pedreiras deve iniciar na próxima semana, antecipa o secretário. Após o período de extração do material, será realizada a recuperação da vegetação, já prevista no projeto elaborado pelos especialistas e que contempla ainda a preservação da mata nativa existente nos terrenos.

Locais
Distrito de Santo Antão

Local: Estrada dos Artur, localidade que liga Dalla Lana a Etelvina

Terreno:2 hectares

Área para extração: 13,5 hectares


Distrito de Arroio Grande

Local: Estrada das Colônia, localidade de Três Barras

Terreno: 2 hectares

Área para extração: 25 hectares


Distrito de Palma

Local: Corredor Santa Terezinha, localidade de Santa Terezinha

Terreno:1 hectare

Área para extração: 18 hectares

Distrito de Arroio do Só

Local: Estrada Pedro Fernandes, localidade de Rincão Nossa Senhora Aparecida

Terreno: 2 hectares

Área para extração: 16 hectares





Fonte: PMSM/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário